
O artigo da revista VOCÊ S/A, na página 72, tem como título "Teste para Tudo", apresentando alguns exames que mapeiam personalidade, crenças e ética. Sobre o Método Birkman, diz o artigo assinado por Amanda Kamanchek:
"The Birkman Method - Esse instrumento é mais indicado para cargos de alta gerência e diretoria, devido à sua profundidade e ao tempo de interpretação. Em uso há mais de 50 anos, mede o comportamento do candidato em estado normal e sob tensão. O teste é composto de 298 questões para caracterizar seus interesses, seu estilo (como você trabalha em condições normais e nos momentos mais agudos), suas necessidades (o suporte que você precisa de outros ou de seu ambiente para ser eficaz) e como reage sob tensão (como seu estilo usual muda quando as suas necessidades não são atendidas). O QUE ROLA: Das questões, 250 devem ser respondidas com "verdadeiro" ou "falso". E as outras 48 pedem que o candidato selecione ocupações de uma lista, com base na premissa de que todos os empregos são igualmente pagos e desconsiderando talentos do examinado".

O Birkman é uma avaliação psicológica que mede o comportamento humano e as forças de trabalho. Apesar de ter sido desenvolvido há mais
de 60 anos por um psicólogo americano, essa ferramenta tem tido maior adesão do empresariado brasileiro há poucos anos. De acordo com o consultor Antonio Nasser, o crescimento da utilização desse instrumento se relaciona ao reconhecimento de sua ampla aplicabilidade e diagnóstico. “O empresariado está mais convencido da necessidade de métodos confiáveis para o desenvolvimento do capital humano”, diz Nasser.

